De acordo com informações repassadas a reportagem do Jornal da Terra, nesta segunda-feira (26/12), o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a captura de um jacaré que estava passeando em via pública no Setor Jardim Planalto em Formosa.
Mediante a situação, uma equipe de resgate deslocou-se até o local informado, onde visualizaram o animal. Com técnicas e ferramentas de salvamento, o animal foi resgatado sem ferimentos e posteriormente solto em seu habitat natural.
Conforme apurado pela reportagem, por se tratar de um animal selvagem, no local, não houve vítimas.
Ao observar um crocodilo e um jacaré, muitas vezes ficamos confusos e até pensamos que esses répteis são iguais. Entretanto, existem diferenças bem marcantes entre um e outro. Para começar, esses dois animais não pertencem nem mesmo à mesma família. Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae.
Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.
Para diferenciar esses répteis, podemos observar também a mandíbula. Nos crocodilos, é possível observar que o quarto dente do maxilar inferior (um dente maior que os outros) fica visível até mesmo quando o animal está com a boca fechada. Nos jacarés, isso não acontece. Ainda em relação aos dentes, podemos verificar que em crocodilos, eles aparecem alinhados, diferentemente dos jacarés.
No entanto, os jacarés se alimentam também de plantas e frutas, além de carne e peixe. Esta é outra diferença entre estes répteis e os crocodilos, que têm uma dieta inteiramente carnívora. De acordo com a espécie do jacaré, estes répteis podem medir entre 1,5 e 4,5 metros.