Por: Clícia Balbino de Sousa
O Jornal da Terra tem mostrado alagamentos provocados pelas chuvas em vários setores do município de Formosa-GO na última semana. Em muitos casos, as inundações poderiam ser amenizadas ou até evitadas se bocas de lobo não estivessem obstruídas por lixo.
Um dos maiores problemas urbanos em Formosa é a quantidade de lixo descartado de forma irregular nas ruas e espaços públicos.
Bueiros entupidos tem causado transtorno para os moradores do município durante a chuva registrada nesta segunda (20/03). As ruas ficaram alagadas e a água acabou invadindo as casas.
Segundo uma moradora que preferiu não se identificar pelo menos quatro bueiros estão entupidos na rua da casa dela. “Choveu muito e com os bueiros entupidos tivemos inundação aqui na quadra. Alagou tudo, a minha casa, a casa da minha avó. Os carros que estavam na rua encheram de água”, ressaltou a mulher em entrevista.
“Mas é desse jeito. É como enxugar gelo! O povo não tem um pingo de educação”, desabafou outro morador em entrevista a reportagem do Jornal da Terra.
A cidade vem enfrentando problemas sérios de enchentes nos últimos anos. E as chuvas fortes viraram marca registrada desse verão em Formosa.
Vídeos enviados a reportagem do Jornal da Terra com exclusividade mostra o desespero de moradores, confira na íntegra:
Você sabia?
Sabe aquela latinha de refrigerante jogada na rua? Ela pode gerar uma enxurrada de problemas para a sua cidade no período de chuvas, ao chegar à entrada da rede de águas pluviais.
Quando o assunto é promoção de saneamento, infraestrutura é muito importante, mas o papel do cidadão também é indispensável.
O lixo urbano não desaparece em um passe de mágica. Aquilo que é jogado nas ruas da cidade – sacolas plásticas, bitucas, latinhas de alumínio e até restos de alimentos – pode, em algum momento, escoar para os bueiros, provocando o entupimento das redes de águas pluviais.
Quando o problema acontece, a água limpa da chuva que iria escorrer pela rede de águas pluviais até os rios e lagos fica retida pelo lixo, o que causa alagamentos nas vias e aumenta o risco de enchentes na cidade. Essas inundações, além de causarem danos materiais, favorecem a proliferação de doenças, como leptospirose, hepatite A, febre tifoide, e doenças de pele como micoses.
O lixo urbano também é capaz de gerar inúmeros problemas ambientais. A água da chuva que consegue escapar dos entupimentos vai arrastar toda a sujeira que encontrar pelo caminho para dentro de rios e lagos, contribuindo para a poluição desses mananciais.