O MAIS BARATO DE FORMOSA Baixe nosso App e economize em suas corridas em Formosa GO.

Clique aqui e baixe para Android

Link para IOS

Descarte irregular de lixo entope bueiros e agrava enchentes em Formosa

Por: Clícia Balbino de Sousa

O Jornal da Terra tem mostrado alagamentos provocados pelas chuvas em vários setores do município de Formosa-GO na última semana. Em muitos casos, as inundações poderiam ser amenizadas ou até evitadas se bocas de lobo não estivessem obstruídas por lixo.

Um dos maiores problemas urbanos em Formosa é a quantidade de lixo descartado de forma irregular nas ruas e espaços públicos.

Bueiros entupidos tem causado transtorno para os moradores do município durante a chuva registrada nesta segunda (20/03). As ruas ficaram alagadas e a água acabou invadindo as casas.

Segundo uma moradora que preferiu não se identificar pelo menos quatro bueiros estão entupidos na rua da casa dela. “Choveu muito e com os bueiros entupidos tivemos inundação aqui na quadra. Alagou tudo, a minha casa, a casa da minha avó. Os carros que estavam na rua encheram de água”, ressaltou a mulher em entrevista.

“Mas é desse jeito. É como enxugar gelo! O povo não tem um pingo de educação”, desabafou outro morador em entrevista a reportagem do Jornal da Terra.

A cidade vem enfrentando problemas sérios de enchentes nos últimos anos. E as chuvas fortes viraram marca registrada desse verão em Formosa.

Vídeos enviados a reportagem do Jornal da Terra com exclusividade mostra o desespero de moradores, confira na íntegra:

Rua 66 – Parque Lago
Setor Abreu
Setor Jardim Califórnia

Você sabia?

Sabe aquela latinha de refrigerante jogada na rua? Ela pode gerar uma enxurrada de problemas para a sua cidade no período de chuvas, ao chegar à entrada da rede de águas pluviais.

Quando o assunto é promoção de saneamento, infraestrutura é muito importante, mas o papel do cidadão também é indispensável.

O lixo urbano não desaparece em um passe de mágica. Aquilo que é jogado nas ruas da cidade – sacolas plásticas, bitucas, latinhas de alumínio e até restos de alimentos – pode, em algum momento, escoar para os bueiros, provocando o entupimento das redes de águas pluviais.

Quando o problema acontece, a água limpa da chuva que iria escorrer pela rede de águas pluviais até os rios e lagos fica retida pelo lixo, o que causa alagamentos nas vias e aumenta o risco de enchentes na cidade. Essas inundações, além de causarem danos materiais, favorecem a proliferação de doenças, como leptospirose, hepatite A, febre tifoide, e doenças de pele como micoses.

O lixo urbano também é capaz de gerar inúmeros problemas ambientais. A água da chuva que consegue escapar dos entupimentos vai arrastar toda a sujeira que encontrar pelo caminho para dentro de rios e lagos, contribuindo para a poluição desses mananciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O MAIS BARATO DE FORMOSA Baixe nosso App e economize em suas corridas em Formosa GO.

Clique aqui e baixe para Android

Link para IOS

Site de notícias estaduais, nacionais e internacionais. Privando pela isonomia dos fatos.

Terra FM