Na tarde desta quinta-feira (30/06), o Jornal da Terra FM recebeu diversas denúncias da falta de higienização em um filtro que fica na recepção da Unidade de Pronto Atendimento, localizada no município de Formosa.
O filtro e utilizado por famílias que buscam atendimento no local. As condições de higiene e do atendimento oferecido à população pela unidade tem sido alvo de muitas reclamações.
Apesar de os equipamentos serem extremamente úteis e importantes para o dia a dia, a contaminação em filtros pode ser muito comum. Isso acontece porque, infelizmente, da mesma forma que algumas pessoas não tomam alguns cuidados durante o uso do equipamento, também precisam manter a rotina de higienização correta.
Apesar de não serem vistos a olho nu, um filtro mal higienizado poderá conter bactérias, protozoários, vírus e microorganismos, além da possibilidade de acumular limo em algumas partes da superfície.
“Já tem um tempo que levo a minha filha na UPA e tenho observado a falta de higienização do filtro da recepção! Estive lá no dia (29/06), a situação está pior, além de muita sujeira, ainda tinha um bicho varejeira no filtro”. Informou uma mãe nas denúncias.
Com intuito de averiguar a veracidade das denúncias, a reportagem do Jornal da Terra compareceu até à Unidade.
No local questionamos as recepcionistas e até mesmo a subcoordenadora Liliane Fonseca, se as mesmas não teriam visto as condições em que o filtro estava, no entanto, ambas afirmaram que não haviam se dado conta da situação.
Confira entrevista completa:
Por: Clícia Balbino de Sousa
Filmagem: Evelin Rô