Por: Wiliam Santos
O deputado federal, por Goiás, Rubens Otoni (PT), esteve em Formosa-GO nesta quinta-feira (23), para avaliar a situação de abandono das obras de duplicação da BR-020 no perímetro urbano da cidade. Iniciada em junho de 2020, a construtora não executou a duplicação da travessia, deixou de concluir os viadutos de intercessão, as vias marginais e grande parte dos serviços de drenagem e terraplanagem. No segundo semestre de 2022, a empresa responsável pela obra entrou em falência e, simplesmente desistiu, indo embora.
O deputado lamentou a situação em que se encontra a travessia urbana da BR-020, mencionou os transtornos que causam à população, incluindo os graves acidentes ocorridos no trecho e destacou a importância da conclusão das obras durante o mandato do presidente Lula: “farei o que for necessário para que sejam retomadas ainda este ano e antes do término do mandato do presidente Lula concluir e entregar à população”, reafirmou Otoni.
O deputado petista avaliou as estruturas dos viadutos inacabados em todo percurso da travessia, disse ainda que “não haverá falta de recursos para retomada das obras devido sua importância estratégica, pois a rodovia liga Brasília às regiões Norte e Nordeste”. Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) a duplicação do trecho está orçada em R$ 86 milhões, pois o projeto original também conta com instalação de iluminação pública em toda extensão das vias duplicadas.
Além da visita às obras paralisadas na BR-020, Otoni também conheceu o local onde será construído a sede do Centro de Apoio e Inclusão a Pessoas Autistas; além das obras, já iniciadas; da Creche Pré-Escola Tipo 1 – Parque Vila Verde, que tem orçamento superior a R$ 3 milhões de reais. Na oportunidade, o deputado se comprometeu em ajudar no projeto social de amparo aos Autistas e ressaltou que ações sociais sérias sempre terão seu apoio. Participaram da comitiva de vistoria das obras na BR-020: Vereador Wélio de Iracy (PT); professor Mirim (Presidente municipal do Partido dos Trabalhadores); professora Nilza (Secretaria de Formação do PT); Eduardo