Futuro vice na chapa de Caiado, Daniel Vilela consegue a pacificação entre o governador goiano com o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que é seu colega de partido. A reconciliação frustra os planos oposicionistas, de desenvolver campanha conjunta entre os dois em cidades do Entorno – (foto de arquivo: J Opção)
A notícia de reaproximação entre os governadores Ronaldo Caiado (UB-GO) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) foi mais um golpe nas forças de oposição no plano estadual. É que os oposicionistas alimentavam a esperança de fazerem campanha em dobradinha com o chefe do Executivo do DF nas cidades goianas localizadas na região. Politicamente afastados no primeiro ano dos governos de ambos, por divergências administrativas de interesse das duas unidades da Federação, Caiado e Ibaneis deverão se encontrar em breve num almoço, oportunidade que servirá para eles colocar a conversa em dia e resgatarem a velha e boa amizade. Porém, já há sinais de boa vontade dos dois lados para a superação das divergências.
Segundo informação divulgada na Coluna Giro de O Popular desta quinta-feira, o governador do DF se referiu de forma elogiosa ao goiano na quarta-feira (06), na cidade de Águas Lindas, ao afirmar que Caiado “faz um belíssimo trabalho”. E ainda acrescentou, se referindo a antecessores de Caiado como a “Turma da preguiça”.
A articulação visando a reconciliação entre Caiado e Ibaneis foi iniciativa do presidente do MDB e pré-candidato a vice na chapa de Caiado, Daniel Vilela, que conta com as bênçãos do presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP).
Ainda em clima de baixo astral causado pela derrota sofrida em 2018, quando o então candidato Ronaldo Caiado (DEM) foi eleito governador no 1º turno, a oposição contava com a possibilidade de fazer campanha em dobradinha com o brasiliense nas cidades do Entorno, onde parte dos eleitores vota em Brasília e parte em Goiás. Por esse motivo, a reconciliação entre os dois governadores foi como um balde de água fria nas pretensões oposicionistas na região.