Operação “Cloaca Máxima”, do Ministério Público, investiga despejo irregular de esgoto em Formosa/GO.

Por: Evelin Rodrigues.

Uma investigação realizada pelo Ministério Público (MP) revelou que vários moradores e empresários de Formosa, Goiás, estão despejando esgoto de suas residências e comércios diretamente na rede pluvial do município, comprometendo a qualidade da água e causando contaminação no lençol freático e nos cursos d’água que abastecem a cidade, incluindo a Lagoa Feia. A operação, denominada “Cloaca Máxima”, é coordenada pelos promotores de justiça Douglas Chegury e Ramiro Carpenedo, além do delegado de polícia civil João Raffael Veloso Soares.
A prática irregular foi identificada em diversos pontos da cidade (mais de 25) e pode levar os responsáveis a uma pena de reclusão de 1 a 5 anos, caso sejam condenados. As apurações continuam com o objetivo de identificar outros autores envolvidos no despejo ilegal.
O nome da operação faz referência ao famoso sistema de esgoto da antiga Roma, construído no ano de 600 A.C., que simboliza a importância do saneamento básico na saúde pública.

 

            

 

 

 

 

Imagens/ vídeos: Ministério Público 

As autoridades reforçam a necessidade de conscientização sobre os impactos ambientais e a saúde da população relacionados ao descarte inadequado de esgoto. A investigação destaca o compromisso do MP em combater práticas que prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos.
A população é incentivada a colaborar com informações que possam ajudar nas apurações e contribuir para um município mais saudável e sustentável.

             

 

 

(Fotos enviadas pelos ouvintes ao Jornal da Terra)

 

Procurado pela reportagem, o proprietário do Posto que aparece nas imagens alegou total desconhecimento dos fatos narrados, afirmando categoricamente que tais ligações devem estar ali há décadas, que comprou o posto há um ano e que, portanto, não tendo sido comunicado pelo vendedor, não tinha como saber de tais ligações clandestinas no subterrâneo de seu estabelecimento, apresentando, inclusive, os licenciamentos ambientais pertinentes.

Imagens/ vídeos: Ministério Público 

 

A qualquer momento, atualizaremos a presente matéria.

Com informações diretamente do Jornal da Terra, para o Portal Lupa, Evelin Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site de notícias estaduais, nacionais e internacionais. Privando pela isonomia dos fatos.

Terra FM