O Hospital Estadual de Formosa divulgou uma nota de retratação, nesta terça-feira (19/07), após divulgar internação de uma criança, de 14 anos, com sintomas da varíola dos macacos. O caso foi divulgado em primeira mão, e com fatos seguros pela reportagem do Jornal da Terra FM, nesta segunda-feira (18/07).
Conforme a nota, o Hospital Estadual de Formosa esclarece que um paciente deu entrada, de forma espontânea, na unidade com suspeita clínica e epidemiológica para Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola do Macaco. Ainda conforme a nota, a criança foi isolada e atendido pelas equipes médica e assistencial.
Segundo o HEF, toda investigação foi realizada durante o atendimento, bem como a coleta do exame específico RT-PCR, encaminhado para o laboratório de referência responsável pela análise. Ainda segundo o HRF, a Secretaria de Saúde do Município, é responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos casos em Formosa, foi notificada sobre o paciente e todas as informações necessárias sobre o caso foram repassadas para o profissional do Núcleo de Epidemiologia do Município.
O Hospital ainda esclareceu na nota que, não havia critérios clínicos para internação intra-hospitalar – e para garantir a segurança dos pacientes que já estão internados tratando de outras patologias – o paciente e seus familiares receberam das equipes médica e assistencial do HEF orientações para manter o isolamento domiciliar, assim como monitoramento dos contactantes (pessoas que tiveram contato) por 21 dias conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. O paciente também recebeu orientação sobre medicação prescrita de acordo com seus sintomas clínicos gerais.
Confira nota completa na íntegra:
Parentes da criança estão revoltados com o tratamento dispensado a criança, a reportagem esteve com a família juntamente com o Conselheiro Tutelar Marcs Andrade que acompanha o caso, confira a seguir:
Por: Clícia Balbino de Sousa