O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou, nesta terça-feira (27), alterações profundas no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As medidas, baseadas na nova Resolução nº 1.020 do Contran, visam modernizar o sistema e facilitar o acesso ao documento.
O que muda na prova prática?
A partir de agora, o foco exclusivo do avaliador será o desempenho do condutor nas vias, em situações reais de trânsito. Confira as principais novidades:
-
Sem Baliza: O estacionamento entre balizas deixa de ser obrigatório em todas as categorias.
-
Fim da Rampa: O teste de controle de embreagem em aclive também foi retirado do exame.
-
Veículos Automáticos: Agora é permitido realizar a prova em carros com transmissão automática.
-
Veículo Próprio: Candidatos podem utilizar veículos particulares para o exame, desde que estejam com a documentação, pneus e iluminação em dia.
Foco no Trajeto e Segurança
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a intenção é focar no que realmente salva vidas: o uso correto da seta, respeito a semáforos, comportamento em rotatórias e conversões.
“Talvez o motorista tenha dificuldade de estacionar, mas ele terá tempo de treinar isso depois. Facilita-se a obtenção da CNH sem abrir mão da segurança”, afirmou o presidente.
Redução de Custos e Combate à Ilegalidade
Um dos grandes objetivos é democratizar a CNH. Atualmente, o custo para tirar a carteira pode chegar a R$ 5 mil, mas com as novas regras e taxas reduzidas, uma categoria pode custar menos de R$ 500. O órgão busca regularizar os cerca de 40 mil motoristas que são flagrados anualmente dirigindo sem habilitação no estado.