Por: Evelin Rodrigues.
Idosos com Deficiência Encontrados em Situação de Abandono em Pontalina
Dois idosos com deficiência intelectual foram resgatados em condições de abandono em uma residência localizada na zona rural de Pontalina, no sul de Goiás. O resgate ocorreu após uma denúncia anônima que alertou as autoridades sobre a situação precária em que os idosos se encontravam. Segundo a Polícia Civil, três familiares eram os responsáveis pelo cuidado das vítimas.
As investigações revelaram que os idosos estavam isolados, sem acesso à medicação essencial e vivendo em um ambiente insalubre. Durante a operação de resgate, a equipe registrou imagens que mostram o estado deplorável da casa, com móveis danificados, fezes no banheiro e alimentos estragados, além da falta de água potável.
A ação aconteceu na quarta-feira (4), após a verificação da denúncia. Com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os idosos foram levados para um hospital local, onde receberam os cuidados médicos necessários e assistência social.
Os três familiares responsáveis pela situação foram levados à delegacia de Pontalina, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exposição a risco à vida ou saúde dos idosos. As investigações seguem em andamento e eles poderão ser responsabilizados por apropriação indevida de bens pertencentes às pessoas com deficiência e abandono.
Em entrevista à TV Anhanguera, a Polícia Civil destacou que casos de maus-tratos como esse são recorrentes. Os idosos já haviam recebido assistência social anteriormente e retornaram a viver com os mesmos cuidadores. O Ministério Público já solicitou uma vaga para os idosos em um abrigo da cidade.
Até a última atualização desta reportagem, a imprensa não conseguiu contato com os três familiares que foram levados à delegacia para que pudessem comentar sobre a situação.
Fonte: g1.globo